top of page

                                                                          EXPEDIÇÃO CHAUÁS


REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO - CORRIDA DE AVENTURA

1- ORGANIZAÇÃO

1.1- A organização da corrida será de responsabilidade da CHAUÁS,com apoio da prefeitura local, FPCA – Federação Paulista de Corridas de Aventura e CBCA – Confederação Brasileira de Corridas de Aventura;

1.2- A responsabilidade legal sobre a corrida é do Organizador da mesma;

1.3- O Organizador da etapa e os Atletas deverão seguir os itens deste regulamento;

1.4- O diretor de prova é o responsável em executar as disposições deste regulamento justificando as alterações quando cabíveis;

1.5- A menos que haja alteração por parte da direção da prova, as instruções constantes no race-book são soberanas;

1.6- A organização se reserva no direito de realizar um único briefing de prova, podendo ou não repeti-lo para equipes que justificadamente não comparecerem ao mesmo;

1.7- A checagem de equipamentos obrigatórios poderá ser realizada a qualquer momento da prova antes, duranteou ao seu final;

1.8- Quando houver qualquer risco de vida, o diretor de prova poderá acionar o resgate de qualquer integrante da equipe, jornalista e fiscal de prova, sendo o ônus do resgate de responsabilidade do resgatado. A organização, no entanto, só fará o resgate se houver condições adequadas de segurança para quem está resgatando ou sendo resgatado;

1.9- A organização da prova não cobre despesas médicas além dos primeiros socorros prestados no local. Caso necessite remoção, atendimento ou internação hospitalar, estes serão de responsabilidade da própria equipe;

1.10- No caso de condições climáticas adversas ou por razões de segurança, a organização se reserva no direito de cancelar e/ou alterar o percurso sem aviso prévio e sem ônus à mesma, inclusive durante o andamento da prova.

1.11- Em casos de protesto ou apelação não descritos neste regulamento, serámontada uma comissão com 2 membros da organização, mais 2 atletas neutros sobre o assunto,mais a participação do diretor de prova Francisco Perez para discutirem sobre o ocorrido eque darão seus votos a favor ou contra a apelação apresentada. Em comum acordo, a decisão dessa comissão será irrevogável.

1.12 - Em caso de desistência durante a prova, as equipes ficam sujeitas à espera de um momento oportuno e conveniente à organização para serem transportadas para a chegada. Todos os veículos disponíveis estão envolvidos na prova, cuidando do andamento da mesma e principalmente da segurança dos demais atletas, sendo assim, não dispomos de um veículo apenas para essa finalidade, de modo que a espera pelo resgate pode ser longa, estendendo-se até o final da prova, quando recolhemos todos os Staffs.

2 - DEFINIÇÕES:

2.1 - Linhas de Largada e Chegada – local do percurso, indicado pela organização por onde as equipes devem passar obrigatoriamente.

2.2- Posto de Controle (PC): local indicado pela organização por onde as equipes devem passar obrigatoriamente na ordem sequencial numérica (ou alfabética) e na modalidade indicada no race book para cada trecho do percurso. Os PCs poderão ser com fiscal presente ou virtual, conforme indicado no Race Book.

2.2.1- A não passagem pelos PCs obrigatórios implica em desclassificação da equipe competidora.

2.3- Áreas de Transição (AT): é um local pré-determinado onde haverá mudança de modalidade esportiva e contato com staffs da organização.

2.4- Durante toda a prova as equipes não poderão ter ajuda externa, somente poderão ter contato com sua Caixa de Reabastecimentoonde a organização permitir.

2.5- Fiscal/Staff da organização: Pessoa que faz parte da organização e é responsável pela fiscalização da prova.

2.6- Corte: Percurso alternativo, definido no race-book, em que os participantes são obrigados a fazer, caso não cheguem a um PC no prazo máximo pré-estabelecido.

2.7- A organização poderá redefinir pontos de corte no decorrer da realização da prova sempre que julgar necessário.

3 – PERCURSO

3.1 - Os percursos serão de aproximadamente 150 kme 45 km, distribuídos nas modalidades de Mountain Bike, Canoagem, Natação e Trekking todos com Orientação, podendo haver outras modalidades além destas.

4 – EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS

4.1- POR EQUIPE - Durante todo o percurso em todas as modalidades

-01 faca/canivete com no máximo 10 cm de lâmina

-01 isqueiro ou caixa de fósforos secos

-01 mapa/race book(fornecido pela organização)

-01 kit de primeiros socorros (item 4.7)

-01 espelho sinalizador

-01 telefone celular com bateria ativa (lacrado pela organização)

4.2- POR COMPETIDOR - Durante todo o percurso

-01 apito

-01 cobertor térmico

-01 lanterna

-01 capacete

-01 bússola

-01 colete de prova (fornecido pela organização)

-01 anorakou capa de chuva

-01 pisca pisca vermelho

4.3- MOUNTAIN BIKE- por competidor

- 01 mountain bike

- 01 capacete vestido e afivelado

- 01 par de luvas

- 01 pisca pisca vermelho traseiro ligado durante a noite

4.4- NATAÇÃO – por competidor

- colete salva vidas vestido e afivelado

4.5- CANOAGEM - por competidor

- 01 canoa/caiaque para cada dois atletas (fornecida pela organização)

- 01 remo por atleta (fornecido pela organização ou remos próprios)

- 01 colete salva-vidas vestido e afivelado

4.6– TREKKING

- itens 4.1 – por equipe

- itens 4.2 – por competidor

- item 4.7 – por equipe

4.7- TÉCNICAS VERTICAIS - por competidor

- 1 Cadeirinha

- 1 freio 8 ou ATC

- 3 mosquetões com rosca

- 2 fitas solteiras costuradas

- 1 capacete (mbike)

- 1 par de luvas

4.8 - KIT DE PRIMEIROS SOCORROS, OBRIGATÓRIOS POR EQUIPE.

- Bactericida - pomada ou spray

- Histamínico - 4 comprimidos

- Anti-inflamatório - 4 comprimidos

- Antidiarreico - 4 comprimidos

- Analgésico - 4 comprimidos

- Gaze – 4 unidades

- Esparadrapo – 1 rolo

- Protetor solar fator 30+ (20ml)

- 5 g sal

- 01 recipiente com álcool (20ml)

- 01 par de luvas de látex

- Repelente – 1 unidade (20ml)

4.9 – EQUIPAMENTOS SUGERIDOS:

-Saco estanque para acondicionar equipamentos

-Porta mapa à prova d'água

-Altímetro

-Pilha reserva

-Mochila com sistema de hidratação

-Calças e camisas de manga comprida

-Óculos de proteção

-Caneleiras anti cobras

4.9.1 – EQUIPAMENTOS PROIBIDOS

- GPS ou qualquer outro equipamento eletrônico de auxílio à navegação

- Cartas ou mapas não fornecidos pela organização

- Armas

- Equipamento de visão noturna

- Relógios com gps, telefones (sem lacre) ou rádios comunicadores.

5 – CATEGORIAS EQUIPES / DISTÂNCIAS

5.1- Quartetos Mistos – quatro atletas, sendo obrigatório um dos quatro integrantes ser do sexo oposto.

5.2 - Duplas Mistas/Femininas - dois atletas, sendo obrigatório um dos dois integrantes ser do sexo feminino.

5.3 - Duplas Masculinas – dois atletas do sexo masculino.

6 – PREMIAÇÃO

6.1- Troféus para as três melhores equipes de cada categoria e quilometragens.

6.1.1 - Cada categoria será considerada a partir de participarem no mínimo 3 equipes na largada. Quando a largada ocorrer com menos de 3 equipes a disputa será junto com a outra categoria vigente. 

6.2 – Medalhas de finisher para todos que completarem o percurso

6.3 – Toda equipe pontuará para o ranking, mesmo que tenha ponto de corte, somente deixando de pontuar se for desclassificada.

7 - PENALIZAÇÕES

7.1- Desclassificações (DSQ)

7.1.1- Falta dos equipamentos obrigatórios, colete salva-vidas e capacete nas modalidades específicas.

7.1.2- Não passar por algum posto de controle obrigatório (PC);

7.1.3- Não seguir a ordem cronológica dos postos de controle;

7.1.4 - Um dos integrantes abandonar a prova;

7.1.5- Usar qualquer meio de transporte não autorizado pela organização;

7.1.6- Usar mapas não autorizados pela organização;

7.1.7- Equipes que degradarem o meio ambiente;

7.1.8- Equipes que tiverem atitudes antidesportivas e de desrespeito aos adversários, população ou organizadores;

7.1.9- Não usar o colete de identificação da prova

7.1.10- Não cruzar a linha de chegada com equipe completa;

7.1.11- Ultrapassar o tempo limite de fim de prova estabelecido pela organização;

7.1.12- Assinar o posto de controle PC sem estar com a equipe completa;

7.1.13- Omissão de socorro independentemente da equipe que pertença.

7.1.14- Usar guias para se deslocar.

7.1.15- Utilizar qualquer tipo de aparelho localizador como GPS, Relógios, Aplicativos, Internet, e etc., que não estejam lacrados pela organização.

7.2- DESCONTOS DE TEMPOS (DT)

7.2.1- Os tempos a serem descontados ficam a critério do organizador.

7.2.2- Não usar os equipamentos obrigatórios de segurança nas respectivas modalidades, exceto item 6.1.1.

7.2.3- Abandonar a modalidade sugerida pela organização;

7.2.4- Se deslocar por trechos do percurso não permitidos pela organização;

7.2.5- A equipe com equipamentos faltantes poderá ou não continuar na prova a critério da organização.

7.2.6- Equipes que chegarem aos PCs com distâncias superiores a 100 metros entre seus integrantes. Em todos os PCs os integrantes da mesma equipe devem chegar e sair juntos para que seja anotada a sua passagem.

8 - RECURSOS

8.1- Os recursos devem ser apresentados por escrito à organização no prazo máximo de até duas horas após achegada da reclamante ao final da prova.

9- DIVULGAÇÕESDE IMAGENS E PATROCINADORES

9.1– Todas as imagens da prova poderão ser divulgadas e distribuídas pelo organizador para divulgação da prova nos meios de comunicação de forma visível.

10- DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - CAIXA DE REABASTECIMENTO: Obrigatório cada equipe ter sua própria CAIXA DE REABASTECIMENTO com equipamentos, alimentação e hidratação. Durante a corrida a organização fica com a obrigação de fazer o transporte das caixas e bicicletas caso haja necessidade. Proibido apoio externo.

10.2 - Cada participante da Expedição Chauás é um fiscal da mesma, tendo a obrigação de comunicar erros feitos por outras equipes ou em lançamentos, inclusive os de seu próprio resultado.

10.3 - As equipes que desistirem devemimediatamente avisar à organização, e caso necessário, dar sua posição para resgate.

10.4 – A organização não se responsabiliza pelo transporte das equipes desistentes para o local da chegada, devendo a equipe providenciar seu próprio transporte.

10.5- Casos omissos serão resolvidos pela organização.

EXPEDIÇÃO CHAUÁS CHAUÁS

boa prova a todos!!

bottom of page